quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Sul-Brasileiro de Kart 2012!

Yo! beleza pessoal? Guto aqui novamente, depois de uma pausa pois estava viajando. Hoje vou mostrar pra vocês algo um pouco diferente da rotina do blog: o sul-brasileiro de kart. A última etapa, da qual participei, aconteceu dias 6,7,8 e 9 de setembro em Farroupilha (RS). Basicamente, os princípios de corrida do kart são os mesmos de qualquer outro tipo de corrida, já que este é a categoria escola no automobilismo.
Dentro do kart, temos várias categorias, divididas por idade ou configuração do kart e peças, indo desde a mirim (com apenas 5 anos de idade) até as sênior A, B e super sênior (sem idade máxima). Porém, pegando como exemplo a Fórmula 1, a categoria mais conhecida do automobilismo, o esquema é um pouco diferente:
Temos 2 treinos livres de 25 minutos, que podemos usar como bem entendemos, trocar peças, fazer ajustes e tudo mais. Depois, temos a tomada de tempo, 10 minutos para definir as posições de largada, sem possibilidade de mexer no kart. Então vem o último treino: o warm-up (ou aquecimento) que tem apenas 5 minutos, apenas para aquecer mesmo. Finalmente temos a 1ª corrida, sim 1ª, pois no kart temos duas baterias com número de voltas variando dependendo de sua categoria, no meu caso, 25. Ao contrário da F1, a largada aqui é lançada, em movimento, já que os motores não possuem embreagem e precisam ser empurrados para pegarem. E no último dia, temos mais um warm-up e a 2ª bateria, com o grid definido pelas posições de chegada da primeira bateria. No final, temos a soma dos pontos, que determina o vencedor, mas outra exclusividade do kart é um pódio com 5 pessoas, e um troféu extra, para quem fez a pole position (1ª posição de largada).
Os campeões do campeonato (redundância redonda xP) foram:

Mirim: Pedro Braga
Cadete: Paulo Coelho
Super Cadete: Edgar Bueno Neto
Junior Menor: Felipe Drugovich
Junior: Bruno Bertoncello
Novatos: Flávio Lisboa Neto
Sudam: Gustavo Mayasava
Graduados: Felipe Guimarães
Sênior A: Dudu Dieter
Super Sênior: Fernando Pastro
Sudam Junior: Bruno Bertoncello
F4: Thiago Bitencourt                                                                                          
Sênior B: Daniel Rotta               Na foto (direita para esquerda): Nando Trevisan, Daniel Rotta e Rodrigo Kubiczewski
                                                Na 1ª foto: Gustavo Mayasava              Na 2ª foto: Bruno Bertoncello
Espero que tenham gostado, no futuro posso trazer mais cobertura dos eventos e do funcionamento do kart, abraço, em especial ao Rotta, Nando, Rodrigo, Biel e toda a equipe. Nos vemos na próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário